27 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Via Expressa Sports

28/09/2018
Quero comprar uma bike só para passear na ciclovia, nada profissional...

Essa afirmação é a mais comum entre os futuros ciclistas. Por isso, costumamos “entrevistar” os clientes para que o processo de assessoria possibilite a melhor escolha e resultados. Além disso, há muitas ofertas de produtos para ciclismo que devem atender a quatro pilares: necessidade, saúde, satisfação e custo. Prezamos também pela qualidade durante a formação do nosso portfólio e escolhemos os melhores produtos.

1) MTB, Road, Urbana, Elétrica? A MTB é a mais procurada devido a sua versatilidade em tipos de terreno e geometria confortável. A Road, também chamada de Speed, tem um público mais restrito, que vem crescendo, inclusive entre mount bikers que desejam mais uma opção de treino. Já as urbanas e elétricas atendem na maioria das vezes a pessoas que buscam mobilidade urbana sem viés esportivo amador.

2) Fabricada ou Montada? As fabricadas possuem equipe de P&D (pesquisa e desenvolvimento), designers, engenheiros e parque fabril próprio ou terceirizado. O maior diferencial é a geometria e exclusividade dos quadros. São ângulos e medidas que fazem a diferença no pedalar. Ainda, tipos de quadros (ex.: Trail, XC Race, Road Endurance, Road Racing,...). Já as montadas, em sua maioria utilizam quadros OEM, ou seja, quadros genéricos. Criam marcas com forte apelo de marketing, algumas com equipes em campeonatos, e montam as bikes na Zona Franca e/ou em outras regiões do Brasil. Alguns montadores têm mais de uma marca.

3) Nacional ou Importada? Avalie se a importada está entregando a mesma configuração da nacional de primeira linha com preço justo. Shimano e SRAM são as marcas mais utilizadas pelos fabricantes e montadores e, entre elas, há várias categorias/famílias, cada uma com um tipo de aplicação que combina terreno x performance x durabilidade. No entanto, encontramos algumas bikes configuradas diferentemente da sugestão dos fabricantes de relação de marchas, visando apenas preço baixo. Portanto, escolha o conjunto que forneça o que você precisa com o melhor custo.

4) Qual tamanho? As fabricadas têm profissionais especializados em geometria e postura, então, qualquer alteração que extrapole a originalidade pode colocar tudo a perder. Também preste atenção sobre as ofertas de Bike Fit, o foco deve ser você e não a bicicleta. Procure um profissional que entenda de biomecânica esportiva e exija da loja um dimensionamento com base em suas medidas, ou seja, a indicação do tamanho correto ajustando o equipamento sem substituição de componentes, no máximo o selim visando o conforto para o iniciante, mas com uso de instrumentação.

5) Pós-venda e garantia – Costumamos dizer para os clientes não se deixarem assediar por propostas “marqueteiras” como, por exemplo, garantia vitalícia, que obviamente é importante. Do que adianta ter garantia de algo que sempre quebra ou apresenta problemas? Com certeza vale mais a pena comprar algo que não irá te trazer incômodos e reclamações. Consulte os canais de reclamações antes de comprar.
Leia também:
Leia também:
Leia também:
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - CASCAVEL/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.