27 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Via Expressa Sports

15/03/2019
Bicicletas e patinetes elétricos

Chegaram para ficar!

As bicicletas e patinetes elétricos estão conquistando muitas pessoas e modificando o transporte urbano. São inúmeros os benefícios desses meios de locomoção, tanto para os usuários quanto para o meio ambiente. Quem começa a utilizá-los passa a ter maior mobilidade ao se locomover dentro da cidade, pois os veículos são pequenos e práticos. Além disso, não são poluentes, diminuem os efeitos sonoros na cidade, são muito mais econômicos e não necessitam de combustíveis, licenças, emplacamentos ou impostos.
As bicicletas elétricas amplificam a capacidade e eficiência da pedalada. Existem dois sistemas: o pedal assistido (onde o ciclista pedala e a bike impulsiona aliviando a pedalada) e o de impulsão por acelerador. O que caracteriza cada um é a potência e a velocidade máxima do motor, e o tipo de bateria e a sua capacidade (autonomia, sendo que alguns modelos podem ser utilizados com o motor desativado e seu funcionamento é igual ao de uma bicicleta convencional, por isso da importância na escolha de um produto mais leve. Dessa maneira, é possível pedalar, aproveitando para cuidar da saúde e se manter em forma. É importante ressaltar que as bicicletas devem respeitar a biomecânica e a ergonomia do ciclista, além de cumprir alguns requisitos conforme a Legislação (velocidade máxima, autonomia, torque, potência, tipo de aceleração e sensores, por exemplo). Algumas bikes atinge velocidade entre 20km/h e 30km/h, enquanto outras podem chegar a até 45 km/h. As baterias são recarregáveis em qualquer tomada e têm autonomia de oito horas (de 30 a 80 quilômetros de deslocamento). Antes elas eram feitas de chumbo e ácidos e atualmente estão sendo substituídas pelas de lítio, que são mais duradoras e menos tóxicas. No que se refere aos custos, a bicicleta utiliza o equivalente a R$ 0,02 de energia elétrica a cada quilômetro rodado. Seu peso varia conforme a fabricação, podendo ser de aço (cerca de 35 a 40 quilos) ou alumínio (cerca de 25 quilos). Já os patinetes elétricos pesam em torno de 7,5 quilos e podem ser dobrados e deslocados facilmente dentro do transporte urbano e demais meios. Eles têm em média de 20 a 30 quilômettros de autonomia e seu carregamento demora de quatro a seis horas, com o custo aproximado de apenas um real por carga. Outra vantagem está na velocidade, pois o equipamento atinge até 30 km/h. Ambos possuem uma ampla variedade de modelos e preços. Na Via Expressa Sports você encontra as melhores opções em patinetes e bicicletas elétricas.
Leia também:
Leia também:
Leia também:
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - CASCAVEL/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.