27 ANOS DE SUCESSO, O ROTEIRO DA CIDADE!

Colunistas

Coluna: Médica dos Rins

06/09/2019
Vamos falar sobre colesterol e triglicerídeos?

 O colesterol e o triglicerídeo são os tipos mais comuns de gorduras do sangue e apesar de 
serem fontes importantes de energia, o excesso pode levar a consequências desastrosas no seu organismo. É consenso entre médicos e nutricionistas que é preciso baixar os níveis de colesterol e triglicerídeo no sangue.  Isto ocorre porque eles são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral, infarto do coração, doença vascular periférica, morte súbita, consideradas as principais causas de óbito em nosso país, segundo a Organização Mundial da Saúde. Já a hipertrigliceridemia é uma causa comum de pancreatite. 
 
Mas o que aumenta seu colesterol e triglicerídeo? 
Pode ser consequência de uma dieta que inclua alimentos ricos em gorduras, como carnes gordas, leite integral, creme de leite, queijo amarelo, banha e  excesso de consumo de carboidratos refinados. Outras causas frequentes são obesidade, doenças genéticas hereditárias (como a hipercolesterolemia familiar) diabetes mal controlado, doenças renais e hepáticas ou hipotireoidismo.
É possível reduzir os níveis de lipídeos do sangue sem medicações?
O princípio do tratamento se baseia em mudanças de hábitos de vida como manter uma dieta saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos regulares e manter seu peso ideal. 
 
Quem precisa tomar medicações?
A decisão de iniciar medicações para controle dos lipídeos é restrita ao seu médico, de acordo com seus níveis de colesterol e triglicerídeos e a presença de outros fatores de risco cardiovascular.
 
Leia também:
Leia também:
Leia também:
Rua Pernambuco, 2450 - Coqueiral - CEP 85807-050 - CASCAVEL/PR - Fone: (45) 3224-7212 / 3038-7216 / 99972-4744 / 99931-8072
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.